Artes visuais

O Laboratório de Artes Visuais tem como objetivo aprofundar conhecimentos e experiências teóricas e práticas na área das Artes Visuais, promovendo o debate estético e crítico na perspectiva da experimentação de linguagens. A estrutura do Laboratório de Artes Visuais, a partir da 7ª edição (2019), é composta por dois percursos parcialmente interdependentes: Temporada Formativa, que equivale a um curso majoritariamente teórico, e a Temporada Investigativa, de desenvolvimento de projetos artísticos previamente selecionados. A turma da Temporada Formativa conta com 30 participantes, ao final, quatro projetos são selecionados para a Temporada Investigativa, totalizando oito projetos contemplados a partir da seleção realizada no decorrer do ano.

Em oito edições, de 2013 a 2020, o Laboratório de Artes Visuais contemplou 30 projetos  de investigação. A partir de 2019, com o modelo composto por duas Temporadas, o Lab Artes Visuais conta com a participação de 60 artistas nas duas Temporadas Formativas (2019 e 2021). Um total de 83 artistas-pesquisadores já passaram pelo Lab desde 2013. 

Mediadoras

Luciara Ribeiro (SP)

Luciara Ribeiro. Foto: Jeferson Santos

É educadora, pesquisadora e curadora. Interessa-se por questões relacionadas a descolonização da educação e das artes e pelo estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias. É mestra em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018), onde foi bolsista da Fundación Carolina, e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2019), onde foi bolsista CAPES. É graduada em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2014) com intercâmbio na Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2012). É técnica em Museologia pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC, 2015). Atualmente é docente no Departamento de Artes da Faculdade Santa Marcelina.


Sandra Benites Guarani Nhandewa  (MS) 

Sandra Benites. Foto: Rodrigo Avelar

Mestra em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ, curadora adjunta de arte Brasileira no MASP. Atualmente doutoranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ.


Beatriz Lemos  (RJ)

Beatriz Lemos

É pesquisadora e curadora autônoma, com mestrado em História Social da Cultura pela PUC-RJ e idealizadora da plataforma Lastro – Intercâmbios Livres em Arte. A partir de perspectivas contra-hegemônicas, atua na condução e articulação de processos em rede e transdisciplinares de criação e aprendizagem. Atualmente é Curadora Adjunta do MAM Rio e integra a equipe curatorial da 3ª Frestas – Trienal de Artes (Sorocaba, SP).

Projetos